O punk no Brasil surgiu no final da década de 70 com a banda Restos de Nada a primeira banda Punk Brasileira que surgiu em 1978. Nessa mesma época surgiu um monte de bandas com a mesma atitude que o Restos de Nada tinha, essas bandas tanbem ajudaram a formar o movimento punk no Brasil. Al-5, Condutores de Cadáver, Cólera em S.Paulo. Aborto Eléctrico em Brasília. Desde 76 e 77 tinha alguns roqueiros mais antenados que já ouviam o Punk de bandas como Ramones, Sex Pistols etc. mas só em 78 que começou a surgir bandas e guangues punks no Brasil. Os primeiros shows de bandas punks no Brasil só foram ocorrer em 1979.
Durante o final da década de 70 só existia duas lojas aonde os punks frequentavam e compravam seus discos, Wop Bop e Punk Rock Discos (aonde mais tarde no lugar aonde ficava a loja construiu a tão famosa Galeria do Rock). Como a maioria dos discos eram importados e muito caros, era extramente difícil conseguir material das bandas, então acabava acontecendo a troca de materiais por meio de fitas caseiras. um dos principais discos que influênciou o punk rock no Brasil foi a colotânea
A Revista Pop Apresenta o Punk Rock, uma coletânea de 12 músicas que continha músicas de bandas como Sex Pistols, Ramones etc. Os discos do Clash, Ramones e Sex Pistols tanbem foram muito ouvidos por toda essa época.
O primeiro disco de punk rock a ser gravado aqui foi a coletânea Grito Surbubano, que reunia três bandas: Cólera, Olho Seco e Inocentes. Eram também para ter participado da coletânea a banda Anarkólatras e o AI-5, mas devido a alguns problemas na gravação essas bandas acabaram "ficando de fora". A qualidade e a produção do disco é bem mediana, porém foi um disco corajoso, ousado e revolucionário para a época.
O primeiro disco punk de apenas uma banda, foi o EP Violência e Sobrevivência, do Lixomania. Hoje em dia, esse álbum pode ser encontrado em vinil por preços absurdos, variando de 100 até 700 reais.
Nos anos 80 foi a grande explosão do punk rock no Brasil, tinha bandas desde Rio Grande do Sul até o Nordesde do pais. em S.Paulo surgiu a banda Ratos de Porão que mais tarde veio ser uma das bandas mais punks do mundo. Na região do ABC surgiu os Garotos Podres no Rio de Janeiro Desordeiros.
Devido a uma grande violência entre as guanges punks no pais que apareciam em jornais, noticiarios, rádio etc. a sociedade viu os punks com maus olhos, criando tanbem grandes mentiras que desmolarizavam os punks. Até policiais e militares tiveram atitudes mais radicais com os punks e a repessão contra eles aumentou. Devido a isso até hoje os punks são vistos com maus olhos pela sociedade e andam sofrendo preconceito por uma grande parte da população e jovens mais fechados. Mesmo assim o movimento punk segue firme e forte, mesmo com todos as dificuldades, hoje toda cidade brasileira tem uma cena punk e o movimento brasileiro é considerado um dos maiores do mundo.
Os punks não morreram !
Daniel