quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Frank Zappa




Frank Vicent Zappa -> Foi um dos melhores músicos e compositores do século XX.
Zappa tanbém foi um exímo guitarrista, que comcerteza emtrou pra hístoria. A sua música vem desde um rock até á música clássica, passando pelo jazz e música de fusão. Alem de sua obra musical, Frank Zappa realizou filmes e escreveu livros, além disso chegou a se candidatar à presidência dos EUA. O projeto foi abortado pela subita doença que o atacou.



Em 1964, em Los Angeles, fundou o grupo, Mothers of Invention, a partir dos Soul Giants (antiga banda de bares). O nome devia ter sido apenas Mothers, mas "por necessidade" como explica, e por a editora se recusar a editar um disco cujo nome era evidentemente uma contracção de Motherfuckers(!). Devido ao seu rigor na execução técnica das canções e à não admissão do uso de drogas durante os ensaios e apresentações (ele próprio nunca as consumia), Zappa viria a mudar frequentemente a composição do grupo. Nos seus espectáculos, combinava música experimental improvisada onde estavam sempre presentes as suas comédias surrealistas e sátiras anárquicas, com adereços especiais e improvisações dramáticas. Entre os músicos que ele lançou estão nomes como Jean-Luc Ponty, Steve Vai, Bob Martin e muitos outros.


Se a sua personalidade complexa e a sua música, muitas vezes controversa e difícil, fazem com que seja atacado por muitos, é por outros considerado um dos maiores gênios musicais de todos os tempos.

Faleceu devido a um cancro na próstata em 4 de Dezembro de 1993.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Nickelback




Nickelback é uma banda de rock do canadá formada em Hanna em 1995 por Chad Kroeger, Mike Kroeger, Ryan Peake e Brandon Kroeger.
O nome da banda vem do nickel (moeda) que Mike Kroeger frequentava tinha de devolver no seu trabalho numa cafeteria. (here's your nickel, back!).

O início

A banda vem do Canadá, de uma pequena cidade chamada Hanna, na província de Alberta no oeste canadense. Foi formada na década de 90 e iniciou a carreira em Vancouver. O grupo foi formado em 1996 quando o vocalista Chad Kroeger convida o seu irmão Mike Kroeger, e outro antigo colega e amigo, Ryan Peake, para formarem uma banda, o cargo de baterista inicialmente foi ocupado por Brandon Kroeger, primo de Chad e Mike, que mais tarde seria substituído por Ryan Vikedal.

O baterista Brandon Kroeger gravou apenas o primeiro álbum Curb, e foi substituído por Mitch Guindon por um curto período de tempo até a entrada de Ryan "Nik" Vikedal. O álbum The State de 1999 foi lançado nos Estados Unidos em março de 2000, estourando nas rádios com os singles "Breathe", "Leader of Men" e "Old Enough".

Formação Atual


• Chad Kroeger - Vocal & Guitarra
• Ryan Peake - Guitarra & Vocal de apoio
• Mike Kroeger - baixo
• Daniel Adair - Bateria & vocal de apoio

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Nirvana-



Nirvana foi formada em Aberdeen (Washington), em 1986 e se desfez em 1994 com a Morte do vocalista Kurt Cobain. Sua musica foi inspirada no punk rock, rock alternativo, Heavy Metal e no new wave, esta mistura foi chamada de Grunge pela imprensa e meio de comunicação da época. Nirvana foi considerada a melhor banda Grunge da história e uma das melhores bandas da história do rock and roll.Sua melhor musica a "Smells Like Teen Spirit" que esta entre as 20 melhores musicas da histótia e a segunda melhor musica dos últimos 20 anos. o Álbun "Nevermind" que foi gravado em 1991 vendeu até 2009 cerca de 35 milhões de cópias. Comforme pesquisas pela revista eletronica "Gigwise". A Banda Nirvana vendeu aproximadamente 75 milhões de álbuns no mundo todo até hoje.

Formação Final

• Kurt Cobain - Vocal & Guitarra (1987-1994)
• Krist Novoselic - baixo (1987-1994)
• Dave Grohl - bateria & voz secundária (1990-1994)
• Pat Smear - Guitarra (1993-1994)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Renato Russo.



Renato Manfredini Júnior, nasceu no Rio de Janeiro em março de 1960, e morreu no dia 11 de outubro de 1996.
Renato Russo, foi um cantor, compositor e musico brasileiro, líder de uma das melhores bandas de rock and roll brasileiro, "Legião Urbana". Sua primeira banda foi Aborto Elétrico, em 1978, a banda só durou quatro anos, e terminou devido as constântes brigas que tinha dele e do baterista Fê Lemos. Nesta mesma época, aos 18 anos, Renato Russo, assumil para sua mãe que era homossexsual; em 1988, assumil publicamente.

Em 1982, Integrou na banda Legião Urbana, que desenvolveu um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneu na banda até sua morte em 11 de outubro de 1996.


Até os seis anos Renato sempre viveu no rio de Janeiro com sua familia, comessou a estudar cedo no Colégio Olavo Bilac, na Ilha do Governador.Nessa época teria escrito uma bela redação chamada "Casa velha, em ruínas…", que nunca foi divulgada na integra. Em 1967, Renato se mudou pra Nova Iorque, pois seu pai, funcionário do Banco do Brasil foi transferido para uma gência do bando com Nova York, mais especificamente para Forest Hills, no distrito do Queens, onde foi introduzido à língua e cultura norte-americana.
Aos nove anos, em 1969, Renato e sua família voltam para o Brasil, indo morar na casa de seu tio Sávio numa casa na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

Em 1973 a família trocou o Rio de Janeiro por Brasília, passando a morar na Asa Sul. Em 1975, aos quinze anos, Renato começou a atravessar uma das fases mais difíceis e curiosas de sua vida quando fora diagnosticado como portador da epifisiólise, uma doença óssea. Ao saber do resultado, os médicos submeteram-no a uma cirurgia para implantação de três pinos de platina na bacia. Renato sofreu duramente a enfermidade, tendo que ficar seis meses na cama, quase sem movimentos


Livros

Durante sua carreira teve quatro livros publicados e, após sua morte, outros quatro livros foram lançados sobre ele, sendo um deles "Conversações com Renato Russo", que contém trechos de entrevistas mostrando o seu ponto de vista sobre o rock, a bissexualidade (incluindo a sua própria), o mundo, as drogas e a política.

Do ponto de vista da análise técnica, isto é, da crítica literária (acadêmica), foi lançado o livro: "Depois do Fim - vida, amor e morte nas canções da Legião Urbana", de Angélica Castilho e Erica Schlude (ambas da UERJ). Vale ser citado como bibliografia referencial os livros "O Trovador Solitário" e "BRock - O rock brasileiro nos anos oitenta", ambos de Arthur Dapieve.

Em junho de 2009, é lançada a biografia "Renato Russo: O filho da Revolução", do jornalista Carlos Marcelo Carvalho. A obra é contextualizada desde o período de infância de Renato, passando pela sua juventude - com acontecimentos políticos históricos da época forte de opressão da Ditadura Militar como pano de fundo - e culminando com o seu amadurecimento como homem, poeta, artista e músico.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Legião Urbana, a melhor banda brasileira de rock and roll



Legião Urbana surgiu em Brasília e foi ativa entre 1982 à 1996. Ao todo Legião Urbana lançaram 13 álbuns, somando mais de vimte milhões de discos vmdidos. Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical da gravadora EMI-Odeon, em venda de discos por catálogo, no mundo, com média de duzentos mil cópias por mês. O fim da banda foi marcada pela falecimento do vocalista e líder, Renato Russo, no dia 11 de outubro de 1996.


A banda foi formada em agosto de 1982. Para compor Renato Russo se inspiravas em bandas como The Smiths, The Cure e Joy Divison.
A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu no dia 5 de setenbro de 1982 na cidade mineira Patos de minas durante o festival Rock no Parque, "Plebe Rude" que abriu o palco para o Legião.

O sucesso

Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI. No ano seguinte, entra o baixista Renato Rocha e começa então a gravação do primeiro disco.

O primeiro álbum Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985, é extremamente politizado, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira. Paralelo a isso, possui canções de amor que foram marcantes na história da música brasileira, como "Será", "Ainda é cedo" e "Por Enquanto", esta última que é considerada como a melhor faixa de encerramento de um disco, segundo Arthur Dapieve, crítico e amigo de Renato Russo. "Geração Coca-Cola" é outra música famosa deste álbum.

O segundo álbum, Dois, foi lançado em 1986. O disco deveria ser duplo e se chamar Mitologia e Intuição, mas o projeto foi recusado pela gravadora, fazendo com que o disco saísse simples. Em seu começo é possível ouvir um pouco da canção "Será" envolto a ruídos de rádio e do hino da Internacional Socialista. É o segundo álbum mais vendido da banda, com mais de 1,2 milhão de cópias, e considerado por muitos o mais romântico. "Tempo Perdido" fez um grande sucesso e se tornou num dos clássicos da Legião. "Eduardo e Mônica", "Índios" e "Quase Sem Querer" também fizeram sucesso.

Que País É Este 1978/1987 pode ser considerada a primeira coletânea feita pela banda de Brasília, embora todas as faixas tivessem sido regravadas e produzidas para este álbum e em estúdio. Este material foi programado para entrar no antigo projeto Mitologia e Intuição, que foi abortado pela gravadora. Das nove canções do disco, sete eram do antigo Aborto Elétrico. Esta é a obra mais punk da Legião Urbana e contém em seu encarte uma breve história do grupo. Foi o último trabalho oficial com a participação do então baixista Renato Rocha. Seu título provisório era Mais do Mesmo. As maiores músicas deste álbum foram "Que País É Este", "Faroeste Caboclo" e "Angra dos Reis".

O álbum As Quatro Estações de 1989 é considerado por muitos o melhor trabalho deles, além de conter o maior número de hits: são onze canções, das quais pelo menos nove foram tocadas incessantemente nas rádios. É o álbum mais vendido da Legião, com mais de 1,7 milhão de cópias[carece de fontes?], é também considerado o disco mais "religioso". O baixista Renato Rocha tocou com o trio nos três primeiros álbuns e chegou a gravar o baixo de algumas faixas desse álbum, mas acabou por deixar o grupo devido a desentendimentos com os outros membros. As linhas de baixo originalmente gravadas por Rocha foram regravadas por Dado e Renato, que se revezaram nos baixos e guitarras. Músicas legendárias como "Pais e Filhos" e "Monte Castelo" fizeram parte deste álbum.

Lançado em Novembro de 1991, V é o disco mais melancólico. Renato estava em um momento complicado de sua vida, com a descoberta de que era soropositivo um ano e meio antes, os problemas no relacionamento com o namorado americano, Robert Scott Hickman, e o alcoolismo. O álbum é recheado de canções atípicas para os "padrões" da banda. A atmosfera de "Metal Contra as Nuvens", com seus mais de onze minutos de duração, é um dos destaques, assim como a densa "A Montanha Mágica", a crítica social de "O Teatro dos Vampiros" e a melancólica "Vento no Litoral". Para boa parte dos fãs mais fervorosos, esta é a obra-prima da Legião Urbana.

O álbum O Descobrimento do Brasil de 1993, época em que Renato Russo tinha iniciado o tratamento para livrar-se da dependência química e mostrava-se otimista quanto ao seu sucesso. Ainda assim, as letras oscilam entre tristeza e alegria, encontros e despedidas. É como se, para seguir em frente, fosse necessário deixar muitas coisas para trás, e não se pudesse fazer isso sem uma boa dose de nostalgia. Desta forma, Descobrimento é um álbum com fortes notas de esperança, mas permeado por tristeza e saudosismo. Ainda assim, é considerado por muitos o álbum mais "alegre" e delicado da Legião Urbana. E um dos que menos tocou nas rádios. As faixas de sucesso foram "Vinte e Nove" e "Perfeição", música essa que foi na época uma pesada crítica ao Brasil, fez parte deste álbum.



O último concerto da banda aconteceu em 14 de Jeneiro de 1995, na casa de apresentações "Reggae Night" em Santos. O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do mentor, líder e fundador da banda, Renato Russo.

Legião Urbana é até hoje a melhor banda de rock and roll no Brasil. Juntamente com Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs, é comsiderado uma das 4 bandas brasileiras mais influentes formadas da década de 80, e tanbem chamadas por a salvação do rock brasileiro.

Daniel Gonçalves

sábado, 6 de fevereiro de 2010

AC/DC





AC/DC é uma banda de rock formada em Sydney, Austrália em 1973 pelos irmãos Angus e Malcolm Young. A banda é normalmente classificada como hard rock e considerada uma das pioneiras do heavy metal, juntamente com bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, Thin Lizzy, Judas Priest e Deep Purple. No entanto, os seus membros sempre classificaram a sua música como rock and roll.

AC/DC passou por várias mudanças de alinhamento antes de lançarem o seu primeiro álbum, High Voltage, em 1975. A formação manteve-se estável até o baixista Cliff Williams substituir Mark Evans em 1977. Em 1979, a banda gravou o seu bem-sucedido álbum Highway to Hell. O vocalista e co-compositor Bon Scott faleceu a 19 de Fevereiro de 1980, após consumir na noite anterior uma grande quantidade de álcool. O grupo considerou por algum tempo a separação, mas rapidamente o ex-vocalista dos Geordie, Brian Johnson, foi selecionado para o lugar de Scott. Mais tarde nesse ano, a banda lançou o seu álbum mais vendido, Back in Black.

O álbum seguinte da banda, For Those About to Rock (We Salute You), foi também bem sucedido e tornou-se o primeiro álbum de heavy metal a atingir o 1º lugar nos Estados Unidos. O AC/DC caiu em popularidade pouco após a saída do baterista Phil Rudd em 1983. As fracas vendas continuaram até ao lançamento de The Razor's Edge em 1990. Phil Rudd regressou em 1994 e contribuiu para o álbum de 1995 da banda, Ballbreaker. Stiff Upper Lip foi lançado em 2000, tendo sido bem recebido pela crítica. Planos para um novo álbum foram anunciados em 2004, sendo cumpridos em 2008, com o lançamento do álbum Black Ice no dia 20 de outubro de 2008.

O AC/DC já vendeu cerca de 200 milhões de cópias em todo o mundo, incluindo 71 milhões somente nos Estados Unidos. Back in Black já vendeu cerca de 43 milhões de cópias a nível mundial, do quais 22 nos Estados Unidos, fazendo dele o 2º álbum mais vendido de todos os tempos e o 5º mais vendido nos Estados Unidos. AC/DC ficou em quarto na lista da VH1 dos "100 Maiores Artistas de Hard Rock" e foram considerados pela MTV a 7ª "Maior Banda de Heavy Metal de Todos os Tempos" e em 2004, a banda ficou em 72º na lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos" feita pela revista Rolling Stone.